Imprensa 79,4 mil milhões para investigação na UE (Diário de Notícias)

Notícias | 22-11-2013

Deputada relatora do programa defende que Portugal deve ter como meta duplicar captação de fundos para inovação

Notícia de Patrícia Jesus

São 79,4 mil milhões para ciência e inovação, mais o menos o equivalente ao valor do empréstimo da troika a Portugal. É este o orçamento aprovado ontem no Parlamento Europeu para o programa Horizonte 2020, um aumento substancial em relação ao último programa-quadro, sinal da aposta na ciência para tirar a Europa da crise. Para a eurodeputada Maria da Graça Carvalho, relatora do programa, Portugal é um dos países que pode beneficiar muito com o Horizonte 2020, mas para isso precisa de boas candidaturas.

"Como não há quotas, um país pode receber muito mais do que seria a sua percentagem. O importante é que haja boas candidaturas, não apenas dos centros de investigação mas também das empresas e das indústrias, já que o programa financia também a inovação no mundo empresarial e na indústria", explica a ex-ministra da Ciência e do Ensino Superior.

Nos primeiros anos do último programa-quadro Portugal conseguiu captar apenas 80% a 90% do valor que pagou para o programa, mas neste momento já recebe mais do que paga. "Tem sido feito um esforço muito grande por parte do Ministério da Educação e Ciência e das instituições e como há menos financiamento nacional os centros recorrem mais ao financiamento comunitário. "A Suíça, por exemplo, que não sendo um Estado membro participa no programa, é o país com melhores resultados: consegue captar cinco vezes e meio o valor que paga. "Devemos ter como meta duplicar a nossa participação e conseguir captar o dobro daquilo que contribuímos", defende a euro-deputada eleita pelo PSD.

Maria da Graça Carvalho considera que a estrutura do programa, "muito simples", o facto de este ter um modelo de financiamento que não exige contrapartidas dos países, e o tipo de prioridades definidas são tudo fatores que beneficiam países como Portugal. O programa de execução do Horizonte 2020, que irá abranger o período 2014-2020, foi aprovado ontem no Parlamento Europeu com 559 votos a favor e o apoio de todos os grupos políticos. P.J.