Maria da Graça Carvalho, foi distinguida com a medalha de ouro do Instituto Politécnico de Lisboa, pelo papel de relevo desempenhado na área da educação.
A homenagem à antiga ministra da Ciência e do Ensino Superior, decorreu hoje durante a cerimónia do 27.º aniversário do IPL, na Escola Superior de Música de Lisboa.
Maria da Graça Carvalho, que está ligada ao mundo da educação há mais de 30 anos, afirmou que estava "muito honrada em receber esta medalha" e considerou a homenagem "muito significativa".
Na qualidade de membro do Parlamento Europeu e das Comissões ITRE e dos Orçamentos, Maria da Graça Carvalho tem estado envolvida na preparação do Orçamento Europeu 2014-2020, tanto na capacidade de relatora do programa específico de execução Horizonte 2020, como na capacidade de deputada do PPE responsável pelas áreas da ciência, inovação, energia, ambiente, alterações climáticas e espaço.
Neste âmbito, a deputada proferiu um discurso subordinado ao Ensino Superior e a Ciência na Europa e o impacto de programas Europeus tais como o H2020 e o Quadro Estratégico Europeu neste domínio.
Na cerimónia, esteve presente o presidente do IPL, Prof. Doutor Vicente Ferreira, e foram distinguidos alunos que, em 2012, receberam prémios de cariz nacional ou internacional. Os ex-vice presidentes do IPL e funcionários, aposentados, no ano passado, receberam medalhas de prata, como reconhecimento dos serviços prestados à instituição. O evento também teve momentos musicais com a participação de alunos da Escola Superior de Música.
Na imagem, Graça Carvalho com o Professor Doutor Luís Manuel Vicente Ferreira, Presidente do IPL.