Maria da Graça Carvalho, presidente do Instituto Sá Carneiro, assinou no dia 29 de junho, na cidade de Praia, em Cabo Verde, um protocolo entre o Instituto Sá Carneiro e a Fundação cabo-verdiana Mérito e Democracia. Esta parceira de colaboração entre as duas entidades tem como objetivo a criação de sinergias nas áreas da investigação, da formação e dos eventos.
No firmar do protocolo, Maria da Graça Carvalho, presidente da Fundação Francisco Sá Carneiro, destacou que a recém-fundada Fundação Mérito e Democracia “pretende congregar a massa crítica, os conhecimentos técnicos e o pensamento político de diversas personalidades de relevo, para produzir ideias e dinamizar ações que ajudem o seu país a crescer”.
Este protocolo de cooperação institucional é mais um passo no esforço de internacionalização do Instituto Sá Carneiro. “Esta tem sido uma das grandes prioridades da direção a que presido”, diz Maria da Graça Carvalho. Este processo de internacionalização começou na Europa, com um protocolo com o Marteens Center, o think tank do Partido Popular Europeu, com a ENOP, o European Network of Political Foundations, e com outras instituições, designadamente o Instituto Konstantinus Karamanlis.
“Estender esta cooperação internacional aos países de língua oficial portuguesa sempre foi uma prioridade na nossa agenda”, concluiu Maria da Graça Carvalho. Este acordo é um passo decisivo na direção deste objetivo norteador do Instituto Francisco Sá Carneiro.