Maria da Graça Carvalho foi convidada para participar na conferência com o tema: "A Estratégia Energética de Portugal - Produção Sustentável, Consumo Eficiente e Desenvolvimento Nacional" que teve lugar no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico em Lisboa.
Organizada pela Juventude Social Democrata e os Deputados do Grupo Parlamentar do PSD envolvidos nas matérias da Energia, Eficiência Energética e Ambiente, o objectivo da conferência era analisar e reflectir sobre a Estratégia para a Energia que Portugal tem seguido e planeia seguir.
Durante o evento realizou-se também um rigoroso escrutínio das politicas públicas seguidas até ao momento e previstas para o futuro, no âmbito do caminho estratégico para a energia que Portugal está a seguir.
A deoutada ao Parlamento Europeu realizou uma intervenção sobre A Investigação & Desenvolvimento no sector energético, durante a qual declarou que "Ciência e Inovação são centrais para se atingir uma sociedade de baixo carbono mantendo a competitividade da nossa economia". Insistiu na urgência de um "maior investimento em I&DTD público e privado na área da energia e de aumentar os recursos humanos quer técnicos, quer engenheiros quer cientistas". A terminar, Graça Carvalho manifestou a necessidade "de uma maior cooperação a nível internacional".
A Conferência esteve composta por dois painéis os quais abordaram os seguintes assuntos:
Pedro Rodrigues e Jorge Moreira da Silva encerraram a conferência. Ver convite.