Maria da Graça Carvalho, eurodeputada do PSD e vice-coordenadora do Grupo do Partido Popular Europeu na Comissão da Indústria, Investigação e Energia, participou esta quinta-feira num debate realizado no plenário de Estrasburgo sobre a abordagem europeia à gestão do Espaço, no qual a Comissão Europeia esteve representada pelo comissário europeu da Agricultura, Janusz Wojciechowski.
"Acima de um milhão de detritos, com mais de um centímetro, estão neste momento à deriva sobre a Terra. Prevê-se que na próxima década sejam lançados mais de 20 mil novos satélites. Além disso, a corrida espacial está a alargar-se a outros atores e a outras frentes. Calcula-se que a inovação tecnológica tornará viáveis, em breve, o turismo e a mineração espacial. Com esta proliferação da atividade espacial, sem dúvida promissora, crescem também os desafios a enfrentar. Entre estes, o risco de colisões e de sobreposições de órbitas", disse a ex-ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior, apresentando em seguida as quatro frentes em que considera que a UE deve atuar:
1. Estabelecendo um quadro abrangente de regras nestas matérias a nível europeu;
2. Cooperando e articulando-se com as outras regiões e nações envolvidas nesta corrida espacial;
3. Aumentando o financiamento de um programa muito útil, mas até agora subfinanciado, o EU SST, responsável pela vigilância e rastreamento espacial;
4. Finalmente, reforçando os investimentos e dando prioridade em investigação cientifica e inovação na área do Espaço, diversificando as fontes de financiamento e apostando em sinergias dos programas do Espaço com o programa de ciência e inovação Horizonte Europa.
Maria da Graça Carvalho foi a relatora do Parlamento Europeu para as parcerias estratégicas do programa Horizonte Europa, para a Agenda Estratégica do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia - EIT - e tem sido uma das maiores apoiantes da Estratégia dos Açores para o Espaço, que foi recentemente apresentada de forma oficial pelo Governo Regional dos Açores, mas que tem vindo a ser trabalhada há vários anos.