Work in Parliament Maria da Graça Carvalho debateu o papel do EIT nas transições digital e Verde

Report: European Institute of Innovation and Technology (EIT) | 14-06-2021

Maria da Graça Carvalho, eurodeputada do PPE, participou esta segunda-feira, dia 14 de junho, no lançamento oficial da Agenda Estratégica do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT). Este organismo da União Europeia foi criado em 2008 para reforçar a capacidade de inovação da Europa e, para o período de 2021-2027, viu o seu mandato e o seu orçamento serem reforçados. Espera-se que o EIT possa também agora ajudar a impulsionar a recuperação da economia, bem como a transição verde e digital da Europa para uma sociedade mais sustentável e resiliente.

Relatora do relatório  "Programa Estratégico de Inovação do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) para o período 2021-2027: Dinamizar os Talentos e as Capacidades de Inovação da Europa", a eurodeputada participou online no evento, a partir de Bruxelas, integrando o mesmo painel de debate do que a comissária europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel, e o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. O EIT, para uma Europa forte e resiliente, foi o mote dessa discussão. O evento, realizado em formato híbrido, a partir de Braga, foi organizado no contexto da presidência portuguesa do Conselho da UE e contou com a participação e mensagens especiais de figuras como o presidente do Parlamento Europeu David Sassoli. Mais de 600 pessoas assitiram online a este primeiro debate da manhã.

Na ocasião, Maria da Graça Carvalho, ex-ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior enalteceu tudo o que foi, até agora, conseguido com o EIT, em cujo lançamento este envolvida, assinalando o que mais pode ser feito no futuro, nomeadamente para que este instituto possa ter um papel determinante nas transições digital e Verde. "O EIT precisava de abordar alguns aspectos que dificultavam a sua evolução. Foi o que tentei fazer como relatora da sua agenda estratégica de inovação. O relatório aponta para uma distribuição mais equilibrada dos fundos europeus, promovendo a excelência onde quer que ela se encontre e não apenas “nas regiões mais ricas de alguns países”, mas também para um melhor equilíbrio de género de todos os participantes nas suas iniciativas", disse a eurodeputada, vice-coordenadora do PPE na Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia (ITRE) e membro suplente da Comissão dos Direitos das Mulheres e da Igualdade dos Géneros (FEMM).

O EIT,  referiu a eurodeputada, deve "valorizar a dimensão regional, designadamente definindo um orçamento vinculativo para o Mecanismo Regional de Inovação e promovendo sinergias com outros fundos, nomeadamente fundos estruturais e de investimento. Deve  promover a abertura, a transparência e a visibilidade, determinando que o EIT e as suas Comunidades de Conhecimento e Inovação (KICs) lancem sistematicamente convites abertos (open calls) e transparentes para a seleção de novos parceiros, novos projetos..."

O seu relatório, realçou, "inclui muitas medidas destinadas a dar ao EIT e às suas KICs mais segurança financeira, bem como a reduzir a burocracia e simplificar os procedimentos". O documento, frisou a também relatora do Parlamento Europeu para as parcerias estratégicas do programa-quadro Horizonte Europa, "coloca e dá ênfase à Educação, que foi um pouco esquecida nos últimos anos. O triângulo do Conhecimento - Educação, Investigação e Inovação - é aqui muito importante".

A eurodeputada considerou da maior importância as novas áreas agora integradas no EIT. "Aborda os desafios presentes e futuros, nomeadamente apoiando a nova Comunidade do Conhecimento e Inovação (KIC) proposta pela Comissão Europeia para a Cultura e para as Indústrias Criativas, que tão afetadas foram por esta crise da pandemia da Covid-19. Conseguimos também acordar o lançamento, em 2025, de mais um KIC dedicada à Água, intitulada “Água, Setores Marinho e Marítimo e Ecossistemas KIC”. Esta KIC é extremamente promissora e, para países como o meu, que dão muita importância aos Oceanos, é da maior relevância", afirmou Maria da Graça Carvalho.

 

Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.