A eurodeputada Maria da Graça Carvalho apresentou hoje na Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia (ITRE), da qual é vice-coordenadora pelo Partido Popular Europeu, os excelentes resultados das negociações do trílogo e o acordo obtido a 28 de setembro sobre a Metrologia, parceria pública-pública, da qual é relatora pelo Parlamento Europeu. Esta proposta estabelece uma nova parceria pública-pública dedicada à metrologia com base no Artigo.º 185 do Tratado e dá seguimento ao trabalho já desenvolvido no âmbito do Programa Europeu de Metrologia para Inovação e Investigação (EMPIR), mas procurando dar já resposta à dupla transição que se vive: a Digital e a Verde. O acordo conseguido obteve esta manhã um amplo apoio na ITRE, com 73 votos a favor, 0 contra e 1 abstenção.
Leia abaixo a intervenção na íntegra da eurodeputada:
"Esta proposta estabelece uma nova parceria pública-pública dedicada à metrologia e com base no artigo 185 do Tratado.
A metrologia é a ciência da medição e a nova parceria baseia-se nos sucessos do Programa Europeu de Metrologia para a Inovação e Investigação (EMPIR), mas eleva a fasquia, com o objetivo de ajudar a enfrentar a transição verde e digital.
Todos os grupos políticos apoiaram o projeto de relatório do Parlamento. Foi adotado na ITRE no passado dia 15 de Julho com uma grande maioria e baseou-se em 5 objetivos principais:
- abertura e transparência;
- aprimoramento da comunicação e do compromisso com a sociedade;
- simplificação;
- alinhamento e sinergias;
- vínculo reforçado com a ciência.
As negociações foram muito diretas e foram definidas em apenas um trílogo, que ocorreu no último dia 28 de setembro.
Conseguimos incluir todos os nossos pontos, até alguns mais difíceis que foram discutidos no trílogo, como:
- a menção da importância de se respeitar a liberdade académica;
- o reforço da transparência e declaração de interesses dos membros que integram os governantes da parceria;
- a necessidade de orientações da Comissão sobre a utilização das sinergias.
Quero agradecer às Presidências Portuguesa e Eslovena pela sua boa vontade, preparação e cooperação.
E certamente um grande obrigado aos meus colegas sombras, aos seus assessores e APAs pelo espírito construtivo e pela simpática colaboração e ao secretariado da ITRE pelo apoio que sempre foi concedido mesmo neste momento difícil.
E quero agradecer também ao presidente, Sr. Busoi, pelo seu apoio incondicional, e à Comissária Gabriel, pela sua presença, ajuda na busca de fundamentos e monitoramento constante"