A Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia do Parlamento Europeu (ITRE) aprovou esta terça-feira, 23 de fevereiro, por 74 votos a favor, duas abstenções e nenhum voto contra o Programa Estratégico de Inovação do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia no período 2021-2027: Dinamizar os Talentos e as Capacidades de Inovação da Europa.
Numa breve intervenção, a eurodeputada Maria da Graça Carvalho, relatora deste relatório, apresentou os resultados do último trílogo (Parlamento, Comissão e Conselho) sobre o Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT, na sua sigla inglesa), no qual foi obtido um acordo.
A decisão de lançar duas novas KICs foi um ponto decisivo para fechar um acordo, uma vez que isso era pedido pelo Parlamento desde o início. As KICs são a essência do EIT, mas não foi fácil convencer o Conselho de que precisávamos de as lançar já e de decidir os seus temas. E conseguimos fazê-lo:
- concordámos lançar a primeira KIC nos setores cultural e criativo, o mais tardar em 2022 ou em 2023;
- concordámos incluir no texto que a outra KIC, sobre a água e os sistemas marinho e marítimo, será lançada em 2026.
A eurodeputada Maria da Graça Carvalho agradeceu a todos os que trabalharam para que fosse possível um acordo, desde relatores e relatores-sombra, à comissária europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude Mariya Gabriel, passando pelas presidências alemã e portuguesa do Conselho da União.