A eurodeputada do PSD Maria da Graça Carvalho, relatora-sombra da diretiva “Women on Boards” pela Comissão FEMM, lembrou hoje que, apesar dos “avanços em alguns Estados-Membros”, “as mulheres continuam sub-representadas em cargos de poder, defendendo que as “boas intenções políticas” não chegam para ultrapassar este problema.
Para Maria da Graça Carvalho, a solução terá de partir de “iniciativas concretas, como a Directiva Women on Boards, que recebeu o apoio alargado de todo o Parlamento Europeu, mas tarda em ser aprovada pelo Conselho”.
Perante a Comissária europeia da Igualdade, Helena Dalli, e a Secretária de Estado alemã com este pelouro, Juliane Seifert, a eurodeputada considerou ainda que, além, de dar sequência às questões contempladas na diretiva, chegou a altura de se “desenvolver uma agenda coordenada, sensata e de carácter horizontal que aborde efetivamente a questão das mulheres em cargos de tomada de decisão”.
A intervenção aconteceu durante uma reunião conjunta das comissões FEMM (Direitos das Mulheres e Igualdade dos Géneros) e JURI (Assuntos Legais), dedicada a este tema.