Resposta dada por Mariya Gabriel em nome da Comissão Europeia E-004205/2019
Os investimentos em investigação e inovação a nível da UE geram a ciência e a inovação capazes de proporcionar soluções intersetoriais eficazes e sustentáveis para abordar as prioridades europeias. Estão também no centro da produtividade e da competitividade da economia. O orçamento proposto pela Comissão para a investigação e a inovação no próximo quadro financeiro plurianual e, em especial, para o programa Horizonte Europa, reflete este papel central.
A Comissão tomou nota da resolução do Parlamento Europeu sobre o quadro financeiro plurianual e do apoio a um orçamento ambicioso para o Horizonte Europa. A Comissão tomou igualmente nota da proposta com valores apresentada pela Presidência finlandesa em dezembro de 2019 no chamado «quadro de negociação» revisto.
Em conformidade com as suas propostas de maio de 2018, a Comissão está empenhada em defender um orçamento de longo prazo da UE que permita à União realizar as prioridades definidas na Agenda Estratégica da UE e nas orientações políticas para a Comissão para 2019-2024. A este respeito, é essencial dispor de um orçamento robusto para a investigação e a inovação, tal como proposto pela Comissão, de modo a produzir o máximo impacto, nomeadamente no que diz respeito ao Pacto Ecológico Europeu e a Uma Europa Preparada para a Era Digital.