Work in Parliament Possibilidade de utilizar gás de fontes alternativas na Europa

Questions to the Commission and the Council | 14-10-2010

Pergunta com pedido de resposta oral à Comissão
Artigo 115.º do Regimento
Bogdan Kazimierz Marcinkiewicz, Pilar del Castillo Vera, Andrzej Grzyb, Marian-Jean Marinescu, Paul Rübig, Alejo Vidal-Quadras, Maria Da Graça Carvalho, Herbert Reul, em nome do Grupo PPE

Possibilidade de utilizar gás de fontes alternativas na Europa

O gás proveniente de fontes alternativas pode desempenhar um papel significativo no mercado da energia da UE. A utilização de gás não convencional permite de facto à UE diversificar mais as suas fontes de energia, reduzir a dependência em relação a países terceiros, responder ao aumento da procura de energia e, finalmente, avançar, com uma relação custo-eficácia satisfatória, para a consecução dos objectivos de redução das emissões de gases com efeito de estufa fixados para 2020.

As actividades de financiamento da UE destinadas a apoiar tanto a investigação geológica como as tecnologias mineiras permitirão proceder a uma avaliação inicial dos recursos alternativos de gás natural e determinar as possibilidades de seu desenvolvimento de forma ecológica e economicamente viável.

  1. Será que a Comissão já avaliou o valor acrescentado da exploração de gás a partir de fontes alternativas na Europa, tanto em termos de produção de energia como em termos de impacto ambiental? Tenciona a Comissão elaborar um estudo de viabilidade técnica e económica para referida exploração, nomeadamente através da definição de soluções financeiras com base nos instrumentos financeiros e de crédito preferenciais de que dispõe o Banco Europeu de Investimento?
  2. Tenciona a Comissão, no quadro das perspectivas orçamentais para 2014-2020, apoiar a investigação geológica realizada, a fim de estimar o potencial dos recursos existentes e as possibilidades de exploração de gás de xisto na Europa?
Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.