Work in Parliament Pergunta com pedido de resposta escrita E-002979/2022 sobre investimentos em I & D para necessidades não satisfeitas e parcerias público-privadas

Questions to the Commission and the Council | 07-09-2022

Investimentos em I & D para necessidades não satisfeitas e parcerias público-privadas

7.9.2022

Pergunta com pedido de resposta escrita  E-002979/2022
à Comissão
Artigo 138.º do Regimento
Maria da Graça Carvalho (PPE), José Manuel Fernandes (PPE), Álvaro Amaro (PPE), Cláudia Monteiro de Aguiar (PPE), Paulo Rangel (PPE), Lídia Pereira (PPE)

 

A pandemia de COVID-19 e o conflito na Ucrânia estão a ter impactos problemáticos e a longo prazo na saúde pública e aumentarão os desafios em matéria de saúde. Ambas as crises demonstram a necessidade de mais investimento na investigação e desenvolvimento (I & D) de contramedidas médicas. As parcerias público-privadas, como as parcerias para o desenvolvimento de produtos, podem reunir tecnologias e a capacidade para as desenvolver. O aumento das taxas de tuberculose na Europa e em todo o mundo é muito preocupante.

Face ao exposto, pergunto:

  • 1.Tenciona a Comissão investir em I & D e/ou em atividades de contratação pública para o desenvolvimento de contramedidas médicas e, especificamente, no domínio da luta contra a tuberculose?
  • 2.O acordo de cooperação[1] entre a Comissão e os Estados Unidos relativo à preparação e resposta a ameaças para a saúde pública inclui uma estratégia para criar parcerias de I & D entre as partes interessadas da UE e dos EUA, a fim de desenvolver capacidades em matéria de I & D de contramedidas médicas inovadoras? A referida estratégia inclui um plano de investimento para assegurar a disponibilidade de contramedidas médicas, nomeadamente tratamentos contra a tuberculose?
  • 3.Pode a Comissão divulgar a parte do orçamento da Estratégia Global Gateway que será afetada à estratégia da UE em matéria de saúde mundial[2], que constitui uma oportunidade para financiar a I & D e a cooperação de modo a encontrar soluções para as ameaças à saúde negligenciadas?
Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.