Work in Parliament Medida COOPENER, Programa "Intelligent Energy Europe" (IEE)

Questions to the Commission and the Council | 10-11-2009

PERGUNTA ESCRITA E-5693/09 apresentada por Maria Da Graça Carvalho (PPE) à Comissão.

Reconhecida a importância do acesso das populações à energia para a redução da pobreza e para a promoção do desenvolvimento sustentável nos países em desenvolvimento, nomeadamente nos países de ACP, a Comissão, no âmbito das suas políticas de cooperação externa e para a energia, criou a medida COOPENER, integrada no Programa "Intelligent Energy Europe" (IEE), que tinha como objectivo capacitar os agentes, reforçar as políticas e legislação locais e incentivar serviços de energia sustentável nesses países, área de significativa importância para o sucesso dos investimentos em energia.

A medida COOPENER, que apoiava projectos de reforço das competências das comunidades locais e de apoio ao desenvolvimento de políticas energéticas e ferramentas de planeamento, foi extinta, tendo outros programas comunitários, como o "ACP-EU Energy Facility" ou o Programa ENRTP, beneficiado das experiências adquiridas e resultados obtidos. No entanto, não é claro que as tipologias de projecto apoiadas pela medida COOPENER continuem a beneficiar de apoios comunitários.

Face ao referido anteriormente, pergunta-se o seguinte à Comissão:

  1. Qual o programa ou programas que dão continuidade às tipologias de projecto apoiadas no passado pela medida COOPENER e quais as entidades responsáveis pela sua execução?
  2. Qual o número de projectos aprovados até à data nas temáticas que eram anteriormente abrangidas pelo COOPENER e sua distribuição geográfica nos países de ACP?
  3. Quais as datas previstas para a submissão de novas candidaturas e quais as áreas geográficas contempladas?
Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.