Maria da Graça Carvalho questionou hoje, dia 19 de setembro, a Ministra da Ciência e Inovação de Espanha, Diana Moran Ripoll, sobre as prioridades da Presidência Espanhola do Conselho Europeu para áreas estratégicas como o Espaço, a cooperação científica com o Mediterrâneo e a investigação sobre a água. A eurodeputada do PSD pediu apoio à presidência espanhola para a construção do porto espacial em Santa Maria, nos Açores.
“Portugal está a desenvolver o porto espacial na ilha da Santa Maria nos Açores”, afirmou a eurodeputada. “Visto o Espaço ser uma prioridade, gostaria de saber como vai a Presidência Espanhola apoiar este projeto tão importante para toda a Europa e para as nossas Regiões Ultraperiféricas”, disse, salientando que o projeto é necessário para a aterragem do Space Rider, o projeto de veículo reutilizável europeu, que será lançado em 2024.
Maria da Graça Carvalho assegurou ainda a Ministra da Ciência e Inovação de Espanha de que o PPE está comprometido com a continuidade do PRIMA, a parceria para coordenar as actividades de investigação e inovação nas áreas da água, agricultura e alimentação no Mediterrâneo. A eurodeputada do PSD será negociadora pelo PPE da revisão deste programa, a fim de garantir que o financiamento não seja interrompido e que as actividades não sofram interrupções.
Quanto à cooperação na investigação em água, Maria da Graça Carvalho quis ainda saber quais são os planos da Presidência Espanhola do Conselho Europeu para a nova Comunidade de Conhecimento e Inovação (KIC) do Instituo Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), de que foi negociado pelo PPE, no domínio da água e do mar.
“A legislação do EIT já contém um plano para lançar uma nova KIC entre 2025 e 2026, mas é evidente que, no domínio da água, temos de atuar com maior urgência”, afirmou. “Esperamos que o processo avance rapidamente, por isso gostaríamos de saber quais são os planos para apoiar este processo”, rematou, pedindo uma garantia de apoio por parte da Presidência Espanhola do Conselho Europeu.