A eurodeputada Maria da Graça Carvalho participou hoje num webinar organizado pelo grupo PPE sobre o futuro do emprego na Europa. Neste webinar, os eurodeputados do grupo PPE tiveram a oportunidade de discutir o futuro do emprego no contexto de uma economia europeia em profundas mudanças com dois oradores principais: Jutta Allmendinger (presidente do WZB Berlin Social Science Center) e Frank Heemskerk (secretário-geral da ETR – European Round Table for Industry).
Christian Ehler, coordenafor do grupo PPE na Comissão ITRE, começou por defender não só a necessidade de proteger os empregos, mas o dever de criar novos, nomeadamente na resposta à crise criada pela pandemia, e cuja resposta dependerá da criatividade e inovação na forma como esta será abordada. Só através da criação de novos empregos será possível avançar nas transições verde e digital. Ehler sublinhou ainda os riscos claros para os empregos, inerentes à agenda climática, por exemplo, os trabalhadores do fabrico de automóveis com motores de combustão.
Atualmente, há cada vez mais quem trabalhe através de plataformas online, nas mais diversas áreas, desde o processamento de texto, programação informática ou trabalhos artesanais. Neste contexto, Maria da Graça Carvalho apelou a uma maior aposta na inovação como forma de criar mais oportunidades e potenciar a criação de empregos, o que ajudaria igualmente a fomentar o empreendedorismo. Por outro lado, a burocracia para as empresas deve ser reduzida em pelo menos 30%.
Christian Ehler conclui referindo que a excelência da Europa em investigação, desenvolvimento e inovação será o fator estratégico decisivo para construir a recuperação económica e industrial da Europa, desenvolver capacidades digitais e verdes e aumentar a competitividade europeia. Estes são elementos essenciais na criação e sustentabilidade dos empregos.