Maria da Graça Carvalho, eurodeputada do PSD e vice-coordenadora do Grupo do Partido Popular Europeu na Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia (ITRE), participou esta terça-feira, dia 17 de maio, num debate sobre o Green Deal Europeu, o qual incluiu representantes da Comissão Europeia, bem como representantes de países como a Ucrânia, Albânia, Geórgia, Kosovo, Montenegro, Macedónia do Norte, além dos eurodeputados que são membros e do presidente da Comissão ITRE.
"Como todos sabem o Green Deal, juntamente com a transição digital, são a nossa agenda para o crescimento. No Green Deal temos, pela primeira vez, consagrado em lei a luta contra as alterações climáticas. E agora temos o pacote legislativo que estabelece as medidas a seguir para se conseguir chegar às metas estabelecidas. É um pacote vasto. O Fit for 55", afirmou, referindo-se ao pacote legislativo que visa a obtenção da redução das emissões líquidas de gases com efeito de estufa em 55 % até 2030 e traça o caminho para atingir a neutralidade carbónica até 2050.
Na sua intervenção, Maria da Graça Carvalho mostrou bastante interesse em conhecer a forma como os países representados nesta reunião se estão, também eles, a preparar para vir a conseguir atingir futuramente metas como estas. Isto porque, em seu entender, "é importante que haja uma verdadeira comunidade de energia nos avanços que sejam feitos na legislação que visa a luta contra as alterações climáticas no âmbito do Fit for 55".