A eurodeputada Maria da Graça Carvalho questionou nesta segunda-feira Timo Pesonen, Diretor-Geral da nova Direção-Geral da Indústria da Defesa e do Espaço (DEFIS), sobre a coordenação das políticas desses setores fundamentais com outras estratégias relevantes para a indústria, espaço, digitalização, entre outros.
Para Graça Carvalho, é necessário dedicar recursos a vias comuns a nível europeu, para poder enfrentar os desafios globais e sociais. Os avanços tecnológicos nesses setores podem preparar o caminho para aplicações e soluções civis que podem contribuir fundamentalmente para a descarbonização e para a resiliência.
Outro elemento abordado pela eurodeputada foi o nível e a intensidade da cooperação internacional, bem como as salvaguardas adotadas quando países terceiros participam ativamente nos programas e atividades da UE em matéria de espaço, defesa e segurança. O Diretor-Geral concordou com a necessidade de criar regras e salvaguardas fortes para proteger os interesses europeus, especialmente à luz da digitalização de tecnologias e comunicações.