Maria da Graça Carvalho participou no seminário L'Europe est-elle créative? a convite do Institut Français des Hautres Etudes pour la Science et la Tecnologie que decorreu em Bruxelas e Luvain entre os dias 7 e 10 de Fevereiro.
Os assuntos discutidos foram os fundamentos da União Europeia; o espaço Europeu da investigação; Criatividade e futuro das Universidades na Europa e as questões das culturas europeias. A intervenção de Maria da Graça Carvalho esteve subordinada ao tema Simplificação dos Programas de Ciência e Inovação.
A deputada europeia, relatora para a simplificação dos programas de ciência e inovação, manifestou a importância da investigação e inovação europeia e apresentou as medidas que a Europa está a tomar para as promover. O aspecto mais destacado do relatório é a proposta de um sistema baseado na confiança dos investigadores. A concluir, Maria da Graça Carvalho falou dos próximos passos na implementação do Relatório.
No debate de dia 8 de Fevereiro dedicado à Investigação e Inovação, também participaram Laszlo SZENDRODI Responsável pela Investigação e Inovação da Representação Permanente da Hungria na UE; Jocelyne GAUDIN, DG investigação e inovação; Dimitri CORPAKIS, Chefe de unidade da Dimensão Regional de Inovação, DG Investigação e Inovação; Maria IGLESIA GOMES, DG Saúde Pública; G. de GRAAF, DG Investigação e Inovação, Chefe de Unidade 'Politica de Innovação'.
Ver agenda da reunião e intervenção de Maria da Graça Carvalho.