Maria da Graça Carvalho assinou esta segunda-feira, dia 30 de outubro, o manifesto “Healthy Hearts, Healthy Life & Ageing Manifesto - Tackling The Burden Of Structural Heart Disease In Europe”. Com este gesto, a eurodeputada do PSD junta-se a um conjunto de eurodeputados da Coligação Europeia para as Doenças Estruturais do Coração na missão de promover a saúde cardiovascular e o bem-estar na UE nesta área.
Ao assinar este manifesto, Maria da Graça Carvalho compromete-se a trabalhar, caso seja eleita em 2024, para que a luta contra as doenças estruturais do coração se torne uma prioridade na UE, promovendo a criação de recursos para fazer face ao envelhecimento da população europeia, apelando à realização sistemática de controlos cardíacos orientados para a comunidade e apoiando investigação para tratamentos mais eficientes nesta área. A eurodeputada compromete-se ainda a trabalhar pela criação de um Plano da Saúde Cardiovascular da UE e a apoiar o desenvolvimento de campanhas de prevenção e tratamento.
Mais de cinquenta mil pessoas morrem todos os anos na UE devido a esta doença, que se estima que em 2020, afeta-se cerca de 14 milhões de europeus. Grande parte destes casos são degenerativos, afetando principalmente a população mais idosa. Por isso, o envelhecimento acelerado da população europeia leva a que se estimem 20 milhões de doentes em 2040. Os casos graves não tratados têm um prognóstico pior do que alguns cancros.