Maria da Graça Carvalho foi a coorganizadora do encontro da Water KIC, no dia 11 de janeiro, juntamente com os colegas eurodeputados Pernille Weiss e Christian Ehler. O evento contou com a participação da Comissária Illiana Ivanova, do Director do EIT, Martin Kern, e de dezenas de stakeholders.
Na sua intervenção, a eurodeputada do PSD começou por destacar a importância do modelo KIC (Knowledge and Innovation Community), “uma ferramenta eficaz que tem potenciado a colaboração e a coordenação de áreas-chave, unindo as organizações e impulsionando a inovação em toda a União”.
A KIC da Água e dos Oceanos é uma iniciativa que visa promover a inovação e a cooperação em áreas como a escassez de água, a qualidade da água, a pesca sustentável, o tratamento de água e de águas residuais, a preservação dos oceanos, a gestão dos ecossistemas marinhos e de água doce, as matérias-primas críticas e a economia circular.
“As nove KICs que estão ativas desde 2009 comprovam que a interação entre as três áreas de atividade que compõem o chamado triângulo do conhecimento - educação, investigação e inovação - é a melhor maneira de garantir a criação de ecossistemas inovadores”, referiu Maria da Graça Carvalho.
A eurodeputada, que foi uma das impulsionadoras desta KIC, considera que existe uma “clara fragmentação das atividades científicas e tecnológicas nestas áreas”, havendo uma necessidade crescente de” iniciativas inovadoras, de cooperação entre público e privado, que englobe diferentes setores”.
“A KIC da Água e Oceanos é a oportunidade certa para juntar empresas, centros de investigação e universidades, permitindo o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, o desenvolvimento de novas empresas e a formação de uma nova geração de empreendedores”, diz Maria da Graça Carvalho.
A eurodeputada do PSD deixou ainda recomendações para que qualquer consórcio que venha a realizar-se no futuro seja:
“Iremos continuar a pressionar a Comissão Europeia para que acelere os procedimentos de lançamento desta KIC, esperando que seja ainda antes de junho de 2024”, concluiu Maria da Graça Carvalho.