Maria da Graça Carvalho co-organizou junto com os deputados ao Parlamento Europeu, Kriton Arsenis, Nessa Childers e Kinga Gál, o debate "Gerações Futuras e UE 2020 - Garantir Oportunidades para os Jovens, Gerações Futuras e Património Cultural", que contou também com a colaboração do World Future Council e teve lugar no Parlamento Europeu.
Durante o debate os quatro eurodeputados apresentaram ideias concretas sobre como utilizar a estratégia UE2020 para garantir oportunidades para os jovens e as gerações futuras. Também foram discutidas as prioridades que devem ser adoptadas.
Tonnie de Koster, representante da Comissão Europeia, falou sobre como as Instituições da UE podem oferecer caminhos para sair da actual crise para proteger as condições de vida no futuro. A terminar seguiu-se um debate aberto liderado por Xavier Prats-Monné da Comissão Europeia e Milena Stoycheva, representando a ONG Junior Achievement.
Maria da Graça Carvalho, deputada do grupo do PSD responsável pela ligação aos jovens, declarou que "os jovens são os primeiros a serem atingidos por escolhas de politicas insustentáveis" e acrescentou que "avaliar o impacto nas gerações futuras de todas e cada uma das políticas implementadas devia ser um princípio ético para todos os políticos. Actualmente em alguns países da UE, estão a ser adoptadas políticas cujos custos serão suportados pelas gerações futuras"(ver speaking points de Maria da Graça Carvalho).