Maria da Graça Carvalho participou hoje em Atenas numa conferência sobre como sair da crise e lançar a recuperação económica, criar mais e melhor emprego ou impulsionar o crescimento.
Eurodeputados, jornalistas e especialistas de Portugal, Grécia, Chipre, Itália, Irlanda e Espanha discutiram hoje propostas concretas para uma recuperação económica europeia, liderada pelos países do sul. "South for Growth" também contou com a participação do Presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, que apontou o combate contra o desemprego jovem como a primeira prioridade "O desemprego jovem na UE representa mais de 25 por cento. INvestir e criar emprego jovem é o primeiro passo para a recuperação" afirmou.
Como ultrapassar a crise e lançar a recuperação económica , como é que as políticas da UE podem impulsionar o crescimento e como criar mais e melhor emprego foram os temas centrais da conferência. Maria da Graça Carvalho participou no primeiro painel e apelou a um maior investimento em áreas que podem criar emprego como a investigação e a ciência. A eurodeputada fez um retrato da situação em Portugal, referindo-se nomeadamente ao problema do desemprego e ao orçamento português.
O evento foi organizado pelos Gabinetes do Parlamento Europeu na Grécia, Chipre, Itália, Irlanda, Portugal e Espanha com o objectivo de lançar o debate, com vista às Eleições Europeias de 2014, sobre a estimulação do crescimento na UE, em especial nos Estados-membros mais afetados pela crise.
Ver porgrama aqui.