Maria da Graça Carvalho participou no painel "Simplify or Die" da conferência "ICT 2010: Digitally Driven", organizada pela Direcção-Geral de Sociedade da Informação e Media da Comissão Europeia sob os auspícios da Presidência Belga da União Europeia que transcorre entre 27 e 29 de Setembro na EXPO em Bruxelas.
ICT 2010 reuniu nesta edição mais de 5000 investigadores, inovadores, cientistas e personalidades da política europeia que debaterão prioridades políticas como a Agenda Digital Europeia e o programa financeiro da União Europeia para o financiamento da investigação e inovação no domínio das TIC (€2.8 biliões). O objectivo da conferência era dar a conhecer os desenvolvimentos mais interessantes e inovadores da Europa em Tecnologias da Informação e Comunicação.
Maria da Graça Carvalho participou no painel "Simplify or Die" na qualidade de Relatora para a simplificação dos programas de Ciência e Inovação. Este painel que visava identificar quais as áreas onde se pode simplificar a implementação do Programa-Quadro de Investigação para se tornarem mais atraentes para os participantes, incluindo as PME, bem como as barreiras que dificultam a participação. Também estiveram em debate as medidas propostas pela Comunicação sobre Simplificação.
Durante a sua intervenção, Maria da Graça Carvalho apresentou as capacidades e potencialidades dos Programas Europeus de Ciência e Inovação existentes na União Europeia, os principais problemas do 7° Programa Quadro de Investigação e Desenvolvimento, a relevância do programa de Simplificação, o relatório "Simplificação dos Programas Europeus de Ciência e Investigação" e as linhas de acção para melhorar o 8° Programa Quadro. (Ver apresentação de Maria da Graça Carvalho).
Participaram neste painel Maria da Graça Carvalho, Zoran Stancic, Comisão Europeia; Steve Wright reformado, Reino Unido; Jan Van Den Biesen, Philips Research, Philips Research, Netherlands; Nicola Ciulli, Nextworks s.r.l., Italia; e o moderador da sessão é Zoe Ketselidou da Comissão Europeia, DG Sociedade da Informação e Media.
Maria da Graça Carvalho também foi convidada para participar num almoço organizado pela Vice-presidente da Comissão Europeia Neelie Kroes que contará com a presença do Príncipe Philippe de Bélgica como anfitrião.
ICT 2010: O objectivo geral da conferência era avaliar o potencial das TIC para promover o crescimento sustentável numa economia de baixo carbono e o impacto construtivo das TIC na vida quotidiana dos cidadãos e das empresas. Dos oradores principais cumpre destacar o Príncipe Philippe de Bélgica; Yves Leterme, Primeiro-Ministro Belga; Neelie Kroes, Comissária Europeia para a Agenda Digital; Silvana Koch-Mehrin, Vice-Presidente do Parlamento Europeu; Benoît Cerexhe, Ministro do Governo da região de Bruxelas-Capital, responsável por Economia, Emprego, Investigação Científica e Comércio Exterior; André-Jacques Auberton, CEO de Soitec; Jim Hagermann Snabe, Co-CEO de SAP; Hermann Hauser, Fundador de Amadeus Capital; Pr. Henry Markram, Co-Director de Brain Mind Institute; Christian Reinaudo, CEO de Agfa-Gervaert; Hans-Jürgen Straub, CEO de X-FAB; Hans Vestberg, CEO de Ericsson; Jan Zadak, Director Executivo de Hewlett-Packard EMEA.
Programa da Conferência: http://ec.europa.eu/information_society/events/ict/2010/conference/index_en.htm