Maria da Graça Carvalho, eurodeputada do PPE, subscreveu juntamente com outros eurodeputados uma carta a pedir à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que inclua a necessidade de uma Estratégia Europeia para os Cuidadores no discurso do estado da União que vai proferir no dia 15 de setembro, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.
"A Covid-19 destacou o trabalho incrível que os cuidadores fazem, mas ficou claro que é necessário mais apoio. No momento em que Ursula von der Leyen faz o seu discurso do estado da União, eu e outros eurodeputados do PPE enviámos-lhe uma carta a pedir uma Estratégia Europeia para os Cuidadores", escreveu na sua conta de Twitter Frances Fitzgerald, eurodeputada promotora da iniciativa, a que a eurodeputada Maria da Graça Carvalho prontamente aderiu.
"Ao longo da pandemia da Covid-19, em toda a União Europeia, ficou claro o contributo colossal e fundamental que os cuidadores dão às nossas sociedades. Contributos diários, de hora a hora, cuidando e apoiando outras pessoas dentro das nossas sociedades, muitas vezes de forma não remunerada e não reconhecida, tornaram-se evidentes. No entanto, as falhas no sistema também se tornaram evidentes, um sistema de atendimento desatualizado e exigindo mudanças monumentais. Como tal, em julho o Grupo do PPE no Parlamento Europeu adoptou e lançou o nosso documento de posição para uma Estratégia Europeia para os Cuidadores. Acreditamos firmemente que apoiar os cuidadores é essencial à medida que continuamos a nossa recuperação da Covid-19, reconstruindo e moldando um novo futuro europeu. Ao investir nos nossos cuidadores, estamos também a apoiar aqueles que são cuidados, beneficiando a nossa sociedade como um todo", lê-se na missiva, enviada na passada sexta-feira, dia 3 de setembro, à presidente da Comissão Europeia.
LEIA AQUI A POSIÇÃO DO PPE SOBRE A NECESSIDADE DE UMA ESTRATÉGIA EUROPEIA PARA OS CUIDADORES