Maria da Graça Carvalho assistiu à homenagem e posterior inauguração da sala Loyola de Palácio no Parlamento Europeu.
Loyola de Palacio, que foi vice-presidente da Comissão Europeia Comissária para os Transportes, Ministra do Governo espanhol, cabeça de lista do Partido Popular nas eleições de 1999, morreu em 2006.
Intervieram nesta homenagem, o Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso; o Presidente do Parlamento Europeu, Jerzy Buzek; o Presidente do Partido Popular Europeu, Joseph Daul; o ex Primeiro-ministro espanhol José María Aznar; o líder do Partido Popular Espanhol no Parlamento Europeu, Jaime Mayor Oreja; a irmã de Loyola de Palácio, ex ministra dos Negócios Estrangeiros de Espanha e ex eurodeputada Ana Palácios.
Segundo palavras dos oradores, Loyola de Palacio foi uma "mulher de convicções, uma Europeia empenhada, que marcou a Comissão, de que foi Vice-Presidente entre 1999 e 2004. Trabalhou nomeadamente para o progresso da Europa dos transportes e a Europa da energia. Responsável pelas relações com o Parlamento Europeu, soube estabelecer uma colaboração confiante e frutuosa com este e com todos os deputados europeus, em benefício da União."