A eurodeputada Maria da Graça Carvalho participou num debate virtual promovido pelo EUFORES (European Forum for Renewable Energy Sources) intitulado "EU Green Deal & the ways out of the COVID-19 crisis: a high-level debate about the greening of the EU recovery". Com mais de 2000 participantes registados, este debate teve lugar no âmbito da EUSEW2020 - semana europeia da energia sustentável, numa altura em que a União Europeia se deve empenhar para conciliar a luta contra as alterações climáticas e os planos de recuperação pós-Covid-19.
Este debate de alto nível, que se realizou online no dia 23 de Junho de 2020, foi moderado por Jan Geiss, Secretário Geral do EUFORES, e contou com a presença de Francesco La Camera, Diretor geral da IRENA (International Renewable Energy Agency); de outros membros do Parlamento Europeu, como Ciaran Cuffe e Nicolás González Casares; de membros dos parlamentos nacionais dos Estados Membros, nomeadamente Cristina Pruna da Roménia e Saara-Sofia Sirén da Finlândia; e da Comissão Europeia, representada por Kadri Simson, Comissária para a Energia.
Durante a sua intervenção, Maria da Graça Carvalho defendeu que a integração do sistema de energia é essencial para usar todo o potencial e deixar de se trabalhar em "silos", bem como a oportunidade de integrar igualmente as tecnologias da ligadas à água. Para a eurodeputada, uma recuperação sustentável passa por mais investigação e inovação para desenvolver tecnologias mais limpas, para definir políticas públicas perspicazes e ajustar comportamentos sociais e individuais.