Maria da Graça Carvalho, eurodeputada do PSD e vice-coordenadora do Grupo do PPE na Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia (ITRE) foi esta segunda-feira a anfitriã da cerimónia de lançamento da primeira cimeira dedicada ao Espaço Europeu de Inovação (European Innovation Area), que decorreu no Parlamento Europeu, em Bruxelas, na presença da presidente da instituição Roberta Metsola.
"O Parlamento Europeu (PE) é o patrono da cimeira da EIA… e estes são tempos excitantes para acolher um evento deste tipo. Estes são tempos emocionantes para a Rede Conhecimento para Inovação (Knowledge for Innovation). Desde que começou, em 2009, a K4I tem sido uma voz forte em Bruxelas. A razão para isso é a natureza desta organização, reunindo políticos, académicos, empresas e empresários. Esta voz foi sempre usada para defender o avanço da Investigação e Inovação na Europa. Pela criação de um verdadeiro Espaço Europeu de Inovação. Foi usada para criar pontes entre os setores público e privado. E entre diferentes grupos políticos. Porque todos acreditamos que a I&I são a base para a construção de uma União Europeia mais forte e competitiva. Porque sabemos que, sem o impulso da inovação, será impossível atingir os objetivos que nos propusemos", afirmou Maria da Graça Carvalho, que é presidente do Conselho Diretivo do Fórum K4I no PE.
Lembrando o seu envolvimento, enquanto conselheira do ex-presidente da Comissão Europeia Durão Barroso, no primeiro Fórum de Inovação promovido pelo K4I há 13 anos, bem como no lançamento da EIA ou do EIA Manifesto, a eurodeputada assinalou: "Agora, muito do trabalho feito pela K4I está a ser recompensado. Pela primeira vez, temos razões para acreditar que o Espaço Europeu da Inovação se tornará uma realidade. É a lógica, passo necessário. O lado que faltava do triângulo que começamos a construir com o Espaço Europeu de Investigação e o Espaço Europeu de Educação. Hoje, sinto-me privilegiada por estar aqui, como presidente do K4I, naquele que poderá ser um momento decisivo para a Inovação na União Europeia. Em julho, conheceremos detalhadamente as intenções da Comissão Europeia, com o lançamento da Comunicação sobre Inovação da Comissão".