Maria da Graça Carvalho entregou esta quarta-feira o prémio: “Women Entrepreneur Award for Digitalization Innovation” a Barbara Buades, cofundadora e CEO da MEETOptics. A distinção foi concedida no âmbito dos prémios EUTOP50, durante a Cimeira Europeia da Inovação da plataforma Knowledge for Innovation, que tem como presidente a eurodeputada portuguesa, membro efetivo das comissões das Mulheres e Igualdade dos Géneros (FEMM) e Inteligência Artificial na Era Digital (AIDA).
A cerimónia contou com a presença da Comissária europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel.
A atribuição dos Prémios foi antecedida de um painel de debate com peritos internacionais dedicado ao tema: “Aumentar o papel e o impacto das Mulheres nos Ecossistemas de Inovação”.
Ecossistemas de inovação são o centro para conectar startups, investidores e serviços de apoio à inovação e ao empreendedorismo. Atualmente, os ecossistemas de inovação tendem a trabalhar em silos, não se ligando entre si, e contando apenas com a participação de empresas e profissionais específicos. A maioria é liderada por homens e há falta de diversidade e de mulheres em cargos de liderança ou de tomada de decisão.
Maria da Graça Carvalho frisou que é necessário alterar este paradigma e repensar também os ecossistemas no feminino: “O tipo de eventos e o estilo de comunicação são muito masculinos, e as mulheres não estão representadas. É muito importante aumentar o número de mulheres com liderança e participação em sistemas de inovação, bem como o financiamento a empresárias empreendedoras”.
A antiga ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior é a autora do relatório sobre “colmatar o fosso digital entre homens e mulheres: participação das mulheres na economia digital” a ser aprovado pelo Parlamento Europeu na próxima semana.