Entre 2 a 5 de dezembro, o Fórum Knowledge4Innovation (K4I), sob o patrocínio do Parlamento Europeu, organizou o primeiro AI & Data for Innovation Summit, no qual partes interessadas, responsáveis políticos e empresários se reuniram para discutir questões na vanguarda do debate político sobre inteligência artificial e desenvolvimentos na área de big data. Neste evento de quatro dias, decorreram vários debates sobre vários aspetos da IA e big data, incluindo legislação, aplicações, ética e controlo humano e como a tecnologia transformará a indústria, a sociedade, os media e a formulação de políticas. O evento começou pela Sessão de Abertura pela presidente do Fórum K4I, Maria da Graça Carvalho, seguida de um jantar de alto nível que reuniu uma grande variedade de partes interessadas e responsáveis políticos.
A manhã seguinte, Maria da Graça Carvalho participou numa discussão durante um pequeno-almoço sobre "Digitalização no setor de matérias-primas", organizado em cooperação com o EIT RawMaterials, tendo-se seguido de uma sessão de várias conferências sobre "Quadro Legislativo para a IA na Europa" e sobre "Iniciativas, Estratégias e Hubs de Inovação Digital da AI", esta em cooperação com a Initiative for applied artificial intelligence. Durante a tarde teve lugar uma discussão sobre os desafios específicos que as start-ups na área de IA enfrentam quando se trata de regulamentação, financiamento e necessidades e apoios específicos, em cooperação com EUTOP50 e knowco by collabwith. O dia terminou com um debate sobre "Fotónica para a soberania digital" pelo EPIC (European Photonics Industry Consortium).
O terceiro dia começou com uma nova discussão durante um pequeno-almoço sobre "Parceria Europeia em AI, Dados e Robótica", em cooperação com BDVA e euRobotics, e, durante a tarde, teve lugar uma discussão sobre "Como colaborar na Europa para desenvolver inteligência artificial para a paz, justiça e segurança" em conjunto com a The Data Science Initiative do município de Haia.
No quarto e último dia do evento, Maria da Graça Carvalho participou numa discussão durante um pequeno-almoço para lançar os grupos de trabalho entre parcerias do Programa Horizonte Europa. Por fim, o último debate foi promovido pelo Cefic, ESTEP, EMIRI e A.SPIRE, debruçando-se sobre "Inteligência artificial, Big Data e indústrias upstream europeias".
Os diferentes tópicos abordados durante as discussões desafiaram as formas de pensar estes temas e criaram ligações que podem promover o desenvolvimento e o impacto da IA na Europa. As partes interessadas, empresários e profissionais tiveram a oportunidade de partilhar suas opiniões, conhecimentos e histórias de sucesso, criando um habitat favorável para a inspiração de como alcançar as novas ambições da Comissão e tornar a Europa um líder global em IA.
As discussões que decorreram ao longo deste evento evidenciaram que, em todos os domínios da economia e da sociedade, entender e controlar as aplicações da IA será fundamental para manter a vantagem competitiva e os principais valores da Europa. A primeira edição do AI & Data for Innovation Summit promoveu um debate animado e necessário sobre alcançar esse equilíbrio, sobre a oportunidade de a Europa se tornar líder global em inovações de IA e baseadas em dados, e como a política pode apoiar e, se necessário, regular os desenvolvimentos nestas áreas.