Votei favoravelmente o presente relatório sobre a implementação da Política Comercial Comum, uma competência exclusiva da União que requer que a UE fale a uma só voz em assuntos comerciais, agindo a Comissão como negociadora.
O relatório Warborn destaca que a estratégia comercial da UE «Comércio para Todos», adotada em 2015, deve continuar a promover os interesses e valores da União quando enfrenta novos desafios em todo o mundo, aumentar a competitividade da indústria europeia e gerar crescimento económico em consonância com os objetivos do Pacto Ecológico Europeu.
Para que a UE se torne mais competitiva num mundo globalizado, é importante uma ambiciosa agenda multilateral, plurilateral e bilateral e a celebração de acordos comerciais justos e profícuos para ambas as partes. É fundamental que a política comercial comum sirva para criar um ambiente comercial estável, previsível e justo no contexto pós-COVID-19, em que as empresas europeias possam prosperar e os interesses dos cidadãos europeus sejam defendidos, e continue a garantir a salvaguarda e promoção do seu modelo social e regulamentar. Por outro lado, a UE deve intensificar os seus esforços para promover a concorrência justa, garantindo condições de concorrência equitativas e enfrentando os problemas contemporâneos do comércio.