A eurodeputada do PSD Maria da Graça Carvalho participou na reunião da Delegação do Parlamento Europeu à EuroLat (DLAT) que contou com a presença de Claudia Gintersdorfer, do Serviço Europeu de Ação Externa (SEAE), e do senador chileno Jorge Pizarro, na qualidade de Presidente do Parlatino (Parlamento Latino-Americano).
Durante a reunião, os convidados tiveram a oportunidade de apresentar aos deputados os efeitos devastadores a nível da saúde dos cidadãos e o impacto social e económico que a crise sanitária devido à Covid-19 tem tido nos países da América Latina, atualmente o epicentro desta crise. Num contexto em que as economias e sociedades destes países saem fortemente afetadas, foram ainda apresentados o apoio económico prestado pela UE, através do SEAE e da rede de Delegações da UE nos vários países.
Consciente da dificuldade de, por vezes, fazer chegar os fundos disponíveis aos mais necessitados, Maria da Graça Carvalho questionou a representante da SEAE sobre a iniciativa Team Europe Approch dirigida aos países das Américas Central e do Sul para combater o surto de coronavírus e as suas consequências. Para a eurodeputada, é essencial que as medidas de apoio da UE vão de encontro às prioridades das populações, que se assegure a coordenação e colaboração com as autoridades e agências locais, bem como se evidencie o impacto positivo do apoio já prestado.