O presente relatório integra o chamado “pacote da mobilidade”, adotado pelos ministros da UE em abril de 2020 e que tem como objetivo melhorar as condições de trabalho dos condutores de mercadorias preservando o mercado interno e competitividade das empresas. Na sequência da aprovação da posição do Parlamento em primeira leitura em 4 de abril de 2019 foram realizadas quatro rondas de trílogos.
Apoio o Relatório Konečná por considerar que o compromisso alcançado proporciona um resultado equilibrado, estando a posição do Conselho em conformidade com o acordo provisório alcançado durante as negociações interinstitucionais.
Tempos de condução diário e semanal, pausas mínimas e períodos de repouso e posicionamento por meio de tacógrafos.
O presente relatório integra o chamado “pacote da mobilidade”, adotado pelos ministros da UE em abril de 2020, e estabelece as regras aplicáveis aos tempos de condução, pausas e períodos de repouso para os condutores que trabalham no transporte rodoviário de mercadorias e de passageiros. Com as novas regras, melhoram-se as condições de trabalho e comerciais no sector, aperfeiçoando-se a utilização dos tacógrafos.
Apoio o Relatório Virkkunen por considerar que o compromisso alcançado proporciona um resultado equilibrado, estando a posição do Conselho em conformidade com o acordo provisório alcançado durante as negociações interinstitucionais.