A Estratégia Europa 2020 pretende assegurar a saída da crise e preparar a economia da EU para a próxima década. Pretende promover o conhecimento, a inovação, a educação e a sociedade digital; tornar a nosso aparelho produtivo mais eficiente em termos de recursos, reforçando a competitividade; e aumentar a taxa de participação no mercado de trabalho, aquisição de qualificações e luta contra a pobreza.
Sublinho, em particular, a iniciativa «Uma União da Inovação», que dá resposta aos grandes desafios sociais em termos de segurança energética e segurança alimentar, alterações climáticas, saúde e envelhecimento da população.
No entanto, é necessário reforçar, estimular e garantir o financiamento da investigação, da inovação e do desenvolvimento na EU.
Apelo a um maior financiamento para os instrumentos essenciais de investigação, inovação e implantação já aprovados, como o Plano para as Tecnologias Energéticas Estratégicas (Plano SET).
Realço ainda o contributo do Programa-quadro de Investigação e o contributo que os fundos estruturais estão a dar em termos de incentivo à investigação, ao desenvolvimento e à inovação a nível nacional e regional.