Na qualidade de membro da Comissão ITRE do Parlamento Europeu, Maria da Graça Carvalho foi responsável pela realização de um relatório interno para os membros do Parlamento Europeu sobre as Sinergias entre os Fundos Estruturais e o Programa Quadro de Investigação.
Num seminário organizado no Parlamento Europeu pela deputada europeia Cristina Gutierrez-Cortines e Ars Civilis Foundation, foi debatido e analisado este documento tendo em vista o estudo dos diferentes aspectos das sinergias entre o programa Horizonte 2020 e os fundos estruturais. Durante o encontro, também foi proposto a criação de um grupo de trabalho que acompanhe o trabalho da Comissão Europeia nesta área.
Durante a sua intervenção, Maria da Graça Carvalho falou sobre as formas de financiar e estruturar a investigação e a inovação europeia, bem como se pode pôr em prática.
Entre os participantes no seminário cumpre destacar, Cristina Gutierrez-Cortines, Vice presidente de Ars Civilis Foundation; Nicholas Martyn, Director general da DG Regional Policy; Teresa Riera Madurell, Deputada europeia responsável pelo relatório Horizonte 2020; Clara de la Torre, Directora DG Investigação e Inovação; Philip McCann, Consultor especial para o Comissário para a política regional Mr Johannes Hahn; Professor Gabriel Crean, Vice Presidente CEA Technologies e Presidente Sherpa Group of the High-Level Expert Group on Key Enabling Technologies; Mikel Landabaso, Chefe de Unidade, DG Regional Policy. Também participaram Lambert van Nistelrooij deputado europeu co-relator para o regulamento geral dos Fundos estruturais; Christian Ehler, Rapporteur regras de participação do 'Horizonte 2020'e o eurodeputado Jorgo Chatzimarkakis.