Maria da Graça Carvalho participou como oradora na conferência Diagnóstico do Sistema de Investigação e Inovação: Desafios, Forças e Fraquezas rumo a 2020, que decorreu hoje na Fundação Champalimaud em Lisboa.
Durante o evento foi apresentado e debatido o relatório SWOT do Sistema Nacional de Investigação e Inovação, elaborado pela FCT. O objectivo da conferência foi contribuir para a elaboração de uma Estratégia Nacional de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente para o próximo período de programação financeira 2014-2020. O evento esteve inserido numa série de iniciativas que têm por objetivo fomentar o pensamento estratégico e incentivar o debate sobre estratégias nacionais e regionais entre diferentes stakeholders.
Maria da Graça Carvalho proferiu um discurso na sessão de abertura após as intervenções do Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato e da Secretária de Estado da Ciência, Leonor Parreira.
Estratégia para uma Especialização Inteligente
A União da Inovação e a nova Política Europeia de Coesão, no quadro da preparação do próximo período de programação financeira 2014-2020, exige dos Estados-Membros um planeamento estratégico e programático a múltiplos níveis. Neste planeamento inclui-se a formulação de uma Estratégia de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente, condição prévia para a utilização dos Fundos Estruturais, e função central na programação para a componente do Crescimento Inteligente.
Dado o seu lugar privilegiado no meio científico e de inovação nacional, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) está empenhada em contribuir para uma ampla discussão e para apoiar a coordenação entre os atores fundamentais quer do sector público, como as universidades e institutos de investigação e administrações nacionais e regionais, quer do sector privado, com vista à identificação dos temas e objetivos estratégicos a alcançar por Portugal em 2020.
Neste sentido, a FCT formou, em 2012, um grupo de trabalho incluindo representantes da Secretaria de Estado da Ciência, com o objetivo de dinamizar atividades de apoio à construção de uma estratégia nacional coordenada, de base regional. Um grupo de trabalho interdepartamental da FCT está a elaborar o diagnóstico ao sistema nacional de investigação e inovação, incluindo uma análise SWOT que servirá de base para a análise prospetiva, e a organização de workshops temáticos com vista a promover um debate alargado com a comunidade científica e outros atores do sistema.
Como primeiro passo para uma ação coordenada a nível nacional, a FCT organizou um workshop designado "O Sistema Nacional de Investigação e Inovação: Desafios, forças e fraquezas rumo a 2020", em dezembro de 2012, em Lisboa. O workshop contou com a participação de investigadores que têm contribuído para a análise das políticas e do sistema de investigação e inovação em Portugal, e ainda de representantes das regiões do país. Foram discutidas as características dos sistemas nacional e regional, incluindo os recursos humanos, infraestruturais e financeiros, bem como a produção científica e tecnológica, a circulação do conhecimento produzido e a sua exploração pelo sistema produtivo.