No âmbito das eleições autárquicas de 2009, a eurodeputada Maria da Graça Carvalho apresentou no 17 de Julho de 2009, a candidatura do Presidente António Sebastião a novo mandato na Câmara Municipal de Almodôvar.
Discurso de Maria da Graça Carvalho:
"Exmo. Senhor José Raul dos Santos - Presidente da Comissão Politica Distrital do PSD, Exmo. Senhor António Sebastião - Presidente da Câmara Municipal de Almodôvar, Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Almodôvar, Exmo. Senhor Ricardo Colaço - Presidente da Comissão Politica Concelhia do PSD, Exmo. Senhores Candidatos à Assembleia Municipal, Vereadores e Juntas de Freguesia, Exmo. Senhores Dirigentes do PSD e Candidatos no distrito de Beja pelo PSD, Caros amigos e companheiros,
Gostaria de vos agradecer o convite para estar convosco na apresentação dos candidatos à autarquia de Almodôvar pelo PSD. É com grande prazer que estou hoje em Almodôvar. Trata-se da minha primeira acção no País desde que tomei posse na última terça-feira no Parlamento Europeu. Nestas minhas novas funções fiquei com a responsabilidade de fazer a ligação com o Alentejo e o Algarve. É portanto com especial gosto que a primeira acção é no meu distrito para a apresentação da candidatura do Presidente António Sebastião a novo mandato.
Os Candidatos: As enormes qualidades de trabalho, de inteligência e de dedicação à causa pública e à autarquia de Almodôvar são sobejamente conhecidas. Todos lhe reconhecemos qualidades de determinação e entusiasmo que põe nas causas em que acredita. O Presidente António Sebastião tem capacidade técnica o que num mundo globalizado os desafios com que os políticos se defrontam são cada vez mais complexos, fazendo da qualificação técnica um importante valor acrescentado para os políticos dos nossos dias. Tive oportunidade de conhecer de perto o trabalho do Presidente António Sebastião durante as minhas funções de Ministra e apreciar o trabalho em prol da qualificação, da cultura e do bem-estar dos habitantes de Almodôvar. Exemplos disto são a construção da biblioteca e do Pavilhão gimnodesportivo. Longe vão os tempos em que um dos poucos elos com a cultura nas terras alentejanas era a biblioteca móvel da Gulbenkian. Devido à visão e trabalho empenhado do Presidente António Sebastião, Almodôvar tem hoje uma biblioteca muito boa.
A situação no País: O ciclo eleitoral que se iniciou no dia 7 de Junho é crucial para o futuro de Portugal. A situação no país é preocupante. Assistimos a uma politica de anúncios que não são cumpridos, uma politica de cosmética, esquecendo os principais problemas do país:
É o espectro do desemprego e, com ele e para muitos, a quase impossibilidade de voltar a encontrar um novo posto de trabalho. São os muitos jovens com habilitações, que deparam com barreiras intransponíveis para acederem ao mercado de trabalho. As soluções para fazer face à crise financeira propostas pelo Governo não são as mais adequadas. Os fundos estruturais que contêm apoios à indústria e à agricultura estão por executar. A taxa de execução do QREN está ainda a 4% ao fim de 2 anos. Não conseguem fechar o QCA 3. É a desertificação cada vez maior do interior com o fechar dos serviços públicos. O distrito de Beja tem sido especialmente sacrificado nesta matéria.
A importância do ciclo eleitoral em que estamos e da Vitoria do PSD:Temos de oferecer ao País uma viragem. E o PSD é o rosto dessa viragem. Só um voto no PSD faz a diferença. Só conseguiremos ter um novo rumo para o país com a vitória do PSD nas próximas legislativas. O ciclo eleitoral iniciado a 7 de Junho é de grande importância para os Portugueses.
A vitória do PSD nas eleições europeias foi importantíssima. Criou-se uma dinâmica que ajudará o PSD a vencer as autárquicas e as legislativas. Mas a luta só agora se iniciou. Os portugueses demonstraram no dia 7 de Junho que querem uma alternativa credível de poder e que o PSD é essa alternativa. Foi uma vitória que muito nos estimulou para persistirmos nos nossos valores e no trabalho determinado para os próximos actos eleitorais. Com uma determinação ainda maior pois os portugueses acolheram a nossa mensagem.
Ganhamos num contexto difícil. Do outro lado tínhamos um partido com maioria absoluta com muito mais meios. Com sondagens que davam o PSD em desvantagem em relação ao PS. Foi uma vitória da política da substância, de uma campanha de proximidade, não das grandes massas e comícios e encenações mediáticas, mas da proximidade às pessoas, às classes profissionais. Foi a vitória do respeito pelas pessoas, pelos adversários. Foi a derrota da campanha da suspeição, insinuação e da política baixa, da propaganda, das promessas não cumpridas. Fomos fiéis ao nosso lema "Falar Verdade ao Pais". Alguns disseram que criamos um novo estilo de fazer politica: Politica 3.0 baseada nas redes sociais físicas e não virtuais.Renasceu a esperança em Portugal. Estamos em condições de devolver ao país uma politica de verdade, uma politica de seriedade, um projecto construtivo que não se baseei na propaganda e nos anúncios não cumpridos mas que esteja ancorado na capacidade de ouvir os portugueses, que não se baseei no conflito social e na diabolisação das classes sociais, como os professores, os juízes e agricultores. E é com este espírito que partimos para as legislativas e autárquicas. Vamos ganhar as legislativas para logo a seguir ganhar as autárquicas.
AS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS: PSD é o grande partido autárquico com cerca de 160 Presidentes de Câmara e 60% das Juntas de Freguesia. Já definimos o nosso objectivo para as eleições autárquicas: ganhar. E ganhar as eleições autárquicas significa ter um número maior de Presidentes de Câmaras, de Presidentes de Juntas de Freguesias e de mandatos. Para isso precisamos da contribuição de todos.
Como disse a nossa Presidente, a Dr. Ferreira Leite, os autarcas devem centrar a sua atenção na resolução dos problemas sociais das pessoas, no combate ao desemprego, no apoio às PMEs, preocupações ambientais e qualidade de vida. Politica social baseada na igualdade de oportunidades, acesso e solidariedade. O apoio às PMEs como forma de combater a crise foi desde cedo uma bandeira do PSD. O Governo copiou a receita do PSD apenas em vésperas de eleições enquanto apoiou as grandes e muito grandes empresas durante os últimos 4 anos. Aliás está na moda, o PS copiar tardiamente o PSD. O PSD estabeleceu há alguns meses a política de 1 candidato não se poder candidatar a 2 cargos ao mesmo tempo. A recente decisão do PS de seguir a mesma regra para as autárquicas e para as legislativas representa uma viragem de 180º mostrando uma falta de convicção. Estas mudanças de posição mostram o desnorte do PS nos grandes e pequenas decisões.
Somos a alternativa à actual situação e temos gente competente, séria e tecnicamente preparada para os desafios que se avizinham. A candidatura do PSD à autarquia de Almodôvar é bem a prova da competência do PSD. O Presidente António Sebastião tem sido um exemplo da competência na gestão autárquica. Como único Presidente de Câmara Social Democrata no distrito de Beja, a sua responsabilidade é acrescida: a de mostrar em terras alentejanas a competência, a credibilidade dos autarcas sociais-democratas.
Para terminar, uma palavra especial para os dirigentes locais do PSD e para os militantes, simpatizantes aos jovens da JSD que são sempre a alma das nossas campanhas. A tarefa que temos pela frente não é fácil, mas acreditamos que podemos estar muito perto de concretizar a mudança de um ciclo político no País. Para que isso aconteça é fundamental a vossa ajuda entusiástica na campanha eleitoral que se aproxima, campanha essa que terá de ser visível freguesia a freguesia, lugar a lugar, rua a rua, porta a porta. Do que se trata agora é de convencer os nossos amigos, conhecidos e vizinhos de que, é preciso votar, e votar no PSD. UNIDOS VAMOS PROMOVER UM PROJECTO NOVO PARA PORTUGAL. Citando Presidente do Partido Dr.ª Manuela Ferreira Leite, com uma politica de Verdade, Responsabilidade e Liberdade devolveremos o futuro e a esperança aos Portugueses. Será assim ao nível do governo nacional e local.
VIVA Almodôvar, VIVA O ALENTEJO, VIVA O PPD/PSD, VIVA PORTUGAL. Pela vossa presença e pelo tempo que vos tomei o meu muito obrigada."