Maria da Graça Carvalho, eurodeputada do PPE, Professora Catedrática do Instituto Superior Técnico e ex-ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior, enviou esta segunda-feira uma mensagem de boas-vindas aos mais de mil participantes na 16.ª Conferência do Centro Internacional para o Desenvolvimento Sustentável de Sistemas de Energia, Água e Ambiente (SDEWES), que decorre em Dubrovnik, este ano em formato híbrido, devido à pandemia da Covid-19.
"Esta Conferência é sobre Sustentabilidade, Alterações Climáticas, Energia, Água e Sistemas Ambientais, temas que estarão mais do que nunca no topo de todas as agendas. Devo sublinhar que, pela primeira vez, a UE aborda as alterações climáticas em todas as áreas. Se olharmos para trás, as intervenções anteriores centraram-se principalmente na produção de energia e na indústria. Agora, as propostas legislativas abrangem vários outros domínios, como a habitação e os transportes", disse a Professora, numa mensagem em vídeo gravada especialmente para esta ocasião, referindo-se em seguida a temas como o pacote legislativo Fit for 55 ou às parcerias do Horizonte Europa, das quais é relatora pelo Parlamento Europeu.
"O Fit for 55 terá um impacto profundo em todos os setores, nas PME, na vida das famílias e dos indivíduos. O principal desafio será, portanto, implementar essas medidas de uma forma que nos permita alcançar os nossos objetivos, evitando as consequências mais negativas. Já existem preocupações partilhadas. Especificamente sobre o impacto que terá nos cidadãos, especialmente os que têm baixos rendimentos, e nas PME. Garantir que este pacote não apenas considere, mas também melhore efetivamente o bem-estar das nossas sociedades é um imperativo moral - afinal, nós, legisladores e cientistas, estamos a serviço das pessoas", sublinhou, nesta mensagem de boas-vindas aos participantes na conferência.