Maria da Graça Carvalho participou no evento online “Europe's next industrial revolution. Towards a sovereign, more competitive and sustainable EU” (“A próxima revolução industrial da Europa. Por uma UE soberana, mais competitiva e sustentável”), organizada pela European Parliamentary Association.
Este evento acontece na altura em que o Parlamento Europeu está a discutir a nova estratégia industrial para a Europa, um acto legislativo que se destina a ajudar a indústria europeia a liderar a dupla transição para a neutralidade climática e a liderança digital e impulsionar a competitividade da Europa e a sua “autonomia estratégica” numa conjuntura de deslocação das placas geopolíticas e de concorrência crescente a nível mundial.
Juntamente com a eurodeputada Stéphanie Yon-Courtin (vice-presidente da Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários e relatora do relatório anual sobre a política de concorrência do Parlamento Europeu) e de Kris Best (investigadora associada do Presidente da Hertie School of Government e Affiliate Policy Fellow no Centro Jacques Delors), Maria da Graça Carvalho abordou várias questões, incluindo quais os elementos-chave da estratégia europeia; o eventual apoio à criação de campeões europeus, nomeadamente no domínio digital, capazes de contrabalançar o poder das empresas americanas ou chinesas; ou de que forma a política de concorrência pode ajudar as indústrias europeias nos seus esforços para a neutralidade climática.