A eurodeputada Maria da Graça carvalho participou hoje num evento intitulado "AI in the green digital ERA: Quo vadis?", organizado pela Helmholtz Association of German Research Centres. O painel do debate sobre “How to build on today's results to meet tomorrow's challenges” contou com a participação de Laure Le Bars (SAP Research & Innovation), Fabian Theis (Helmholtz AI), Roberto Viola (DG Connect, Comissão Europeia), e Otmar D. Wiestler (Presidente da Helmholtz Association).
Tendo em conta que a transformação digital e a adoção da Inteligência Artificial podem trazer soluções para muitos desafios sociais, são esperados benefícios em diferentes setores, como na saúde pessoal, em serviços de transporte mais inteligentes, numa produção eficiente e numa exploração otimizada de energia. À luz da presidência do Conselho da UE da Alemanha, o evento serviu para debater o valor acrescentados das atividades de investigação e inovação multidisciplinares neste campo.
Durante a sua intervenção, a eurodeputada teve ocasião de salientar o facto de a Europa ter papéis de liderança em IA e robótica, excelentes investigadores e científicos, especialistas em IA mundialmente reconhecidos; no entanto, referiu o facto de os recursos estarem dispersos pela Europa.