Maria da Graça Carvalho participou numa sessão do ESOF 2020, promovida pela Science Business, sobre "Aconselhamento matrimonial: Como podemos fazer com que as parcerias público-privadas no Horizon tenham sucesso?". Moderada por Richard L. Hudson, editor-chefe da Science Business, a sessão contou ainda com a presença de Mihails Kozlovs, membro do Tribunal de Contas Europeu; Magda Chlebus, Diretora Executiva da EFPIA; e Nicolas Brahy, Diretor da Hydrogen Europe.
Desde o início em 1984 que os Programas-Quadro da UE se têm apoiado fortemente em projetos massivos de colaboração entre organizações de investigação públicas e privadas para impulsionar a inovação. No Horizonte 2020, a lista de parcerias público-privadas (PPP) incluiu a Clean Sky, a Innovative Medicines Initiative, a ECSEL, entre outras.
Numa altura em que se prepara o novo programa Horizonte Europa, e tendo em conta as críticas que têm sido levantadas quanto às mesmas, o painel teve ocasião de debater questões como a razão e o objetivo das PPP, bem como os problemas enfrentados pelas PPP no Horizonte 2020 e possíveis soluções para o Horizonte Europa. A sessão beneficiou ainda do envolvimento de membros da assistência, que puderam comentar e relatar a sua experiência no âmbito das PPP.