Maria da Graça Carvalho participou na sessão de abertura da 12ª Conferência Europeia sobre Fornos e Caldeiras Industriais (INFUB-12), organizada pelo Cenertec - Centro de Energia e Tecnologia. Na sua intervenção, a eurodeputada focou-se na agenda renovada para a investigação e inovação na Europa.
O principal objectivo desta conferência é proporcionar uma melhor compreensão actualizada dos fundamentos, princípios e práticas associados à concepção e operação de fornos e caldeiras industriais e, de uma perspectiva mais ampla, de sistemas e processos industriais que geram, transformam ou utilizam energia térmica a partir da combustão. Assim, a conferência é um meio de divulgação de informações relacionadas com as recentes actividades de investigação e desenvolvimento no domínio da tecnologia de fornos e caldeiras e áreas relacionadas, tais como controlo de processos e combustão, optimização da eficiência da aplicação de energia a alta temperatura, e redução das emissões poluentes.
Estas conferências, que se realizam em Portugal desde 1988, contaram com a participação de delegados de mais de 30 países e foram apresentadas cerca de 90 comunicações em cada Conferência. Em particular, as Conferências atraem muitos participantes da indústria e a vasta gama de comunicações considerou a investigação fundamental, bem como temas de natureza mais prática e aplicada.