O futuro do setor digital, e a importância estratégica de uma forte cooperação entre a Europa e os Estados Unidos neste campo, foi o tema em debate numa conferência conjunta promovida pelo Wifried Martens Centre for European Studies – O think tank do Partido Popular Europeu – e pelo Instituto Sá Carneiro.
No evento participaram, além da presidente do Instituto Sá Carneiro, Maria da Graça Carvalho, Tomi Huhtanen, diretor-executivo do Martens Centre, o eurodeputado Pablo Arias Echeverria, Alejandro Cainzos, do gabinete da vice-presidente da Comissão Europeia Margrethe Vestager, Frances Burwell, do Atlantic Council e Evangelo Razis, da US Chamber of Commerce.
Na sua intervenção, Maria da Graça Carvalho recordou as palavras do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o qual logo após a tomada de posse desafiou os europeus a cooperarem com os norte-americanos na Revolução Digital. Para a eurodeputada do PSD, não há dúvidas de que esse é o caminho certo: “Temos muito a ganhar trabalhando em conjunto. Da ciberseguranca a lidar com as alterações climáticas, faremos um trabalho muito melhor, um trabalho muito mais eficaz, se trabalharmos lado a lado”, considerou.
Maria da Graça Carvalho registou ainda o facto de este ter sido o primeiro evento coorganizado com o Martens Centre, no qual o Instituto Sá Carneiro foi recentemente admitido como membro, lembrando que a estratégia da atual direção passa precisamente por “alargar os horizontes” do Instituto, ao mesmo tempo que reforça a sua afirmação a nível doméstico.