Maria da Graça Carvalho foi esta terça-feira, dia 8 de fevereiro, a anftriã da conferência "EU-Africa Partnership: Enhancing Digital Learning for All", organizada pelo European Internet Forum (EIF), do qual é membro da direção. A conferência acontece a poucos dias da 6.ª Cimeira União Europeia – União Africana e do 7.º Fórum de Negócios União Europeia-África, que decorrerão em Bruxelas, entre 15 e 18 de fevereiro. Nestas reuniões de alto nível entre dirigentes europeus e africanos, a digitalização será um dos temas fortes na agenda.
Na sua intervenção, a eurodeputada e ex-ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior realçou o papel da Educação e das oportunidades de aprendizagem trazidas pela digitalização. No quadro do previsto reforço da parceria UE-África, sublinhou, há três dimensões que devem ser abordadas e/ou reforçadas:
- a importância da capacitação dos cidadãos, sobretudo os jovens;
- a necessidade de melhorar a construção de competências, em primeiro lugar, em vez de se ficar apenas pela transferência de tecnologia;
- o papel das mulheres.
Além disso, sugeriu Maria da Graça Carvalho, "a parceria UE-África deve reforçar a atenção dada aos projetos público-privados, combinando recursos públicos com fundos, conhecimentos, competências e outros meios do setor privado (empresas, fundações). Como já acontece no setor da Saúde, devemos pensar em criar uma nova iniciativa público-privada dedicada à Educação".