A eurodeputada Maria da Graça Carvalho organizou uma mesa redonda virtual sobre "Inovação em nanomedicinas: aumentar a segurança dos doentes através da clareza regulamentar", promovida pela European Alliance for Access to Safe Medicines (EAASM).
Com a nova Estratégia Farmacêutica para a Europa, é necessário para criar um consenso pan-europeu, de modo a que o apoio regulamentar e as melhorias no campo das nanomedicinas possam ser mais desenvolvidos e, assim, fornecer medicamentos com os perfis de qualidade, segurança e eficácia mais elevados aos pacientes europeus. Isto aplica-se, evidentemente, aos medicamentos existentes, mas à pletora de novos medicamentos em desenvolvimento.
O evento virtual reuniu oradores de alto nível do Parlamento Europeu, da Comissão Europeia, da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), do meio académico e das partes interessadas na saúde da UE, com vista a discutir os desafios actuais e fornecer recomendações úteis para abordar necessidades médicas não satisfeitas e melhorar a qualidade, segurança e eficácia das nanomedicinas e nano similares, abordando questões de segurança dos doentes devido a desafios regulamentares significativos em toda a Europa.