Maria da Graça Carvalho, eurodeputada do Partido Popular Europeu (PPE) e membro suplente da Comissão dos Direitos das Mulheres e da Igualdade dos Géneros (FEMM), participou esta quarta-feira, dia 27 de outubro, na conferência "Women in Politics: Leading for Change", organizada pela ENoP – European Network of Political Foundations, com o apoio da UE e de organizações internacionais como a Fundação Konrad Adenauer.
O evento, realizado online, reuniu representantes das instituições da UE, bem como partes interessadas do apoio à democracia e foi ocasião para a apresentação dos resultados do Get Involved! , projeto piloto apoiado pela Comissão Europeia, que visa explorar as vias de colaboração com partidos políticos em países parceiros através de uma abordagem multipartidária. O objetivo do projeto é empoderar as mulheres na política, em todas as linhas partidárias, em Marrocos e no Benim.
Na sua intervenção, Maria da Graça Carvalho, presidente do Instituto Francisco Sá Carneiro, falou sobre a sua experiência pessoal como mulher na política europeia, bem como sobre o papel do Parlamento Europeu no apoio à democracia, direitos humanos e igualdade de género. E do seu trabalho como eurodeputada, sendo, por exemplo, relatora-sombra da Diretiva "Mulheres nos Conselhos de Administração" ou relatora da nova geração de parcerias estratégicas do programa-quadro Horizonte Europa.