Maria da Graça Carvalho, eurodeputada do PSD e vice-coordenadora do Grupo do PPE na Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia (ITRE), participou esta terça-feira, dia 10 de maio, na conferência conjunta Europump-Pneurop-CEIR, que decorreu em Bruxelas, em formato presencial.
A eurodeputada, engenheira de formação e Professora Catedrática do Instituto Superior Técnico, falou sobre o tema da descarbonização e da sustentabilidade, como a tecnologia pode ajudar a indústria nos esforços que é preciso fazer para cumprir metas como as que estão contidas em iniciativas europeias, como o pacote legislativo Fit for 55, por exemplo.
Este visa atingir a meta da União Europeia (UE) de reduzir as emissões líquidas de gases com efeito de estufa em 55 % até 2030 e traça o caminho para atingir a neutralidade carbónica até 2050.
"A transição verde depende de equipamentos e tecnologias, como bombas de calor, válvulas e compressores, para atingir as metas ambiciosas estabelecidas no Pacote Fit for 55", disse Maria da Graça Carvalho.