A convite da Ministra de Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Assunção Cristas; Maria da Graça Carvalho participou em Portugal num evento sobre Investigação, transferência de tecnologia e inovação no sector agrícola e agro-alimentar, organizado pela Rede Inovar.
Durante a sua intervenção, Maria da Graça Carvalho defendeu que o Horizonte 2020 representa "uma resposta global às necessidades europeias em matéria de investigação e inovação no sector agrícola e agro-alimentar. Em particular, o programa abrange questões do sector agrícola e agro-alimentar em dois dos três pilares".
Maria da Graça Carvalho acrescentou que têm havido um esforço para garantir que o texto responda à necessidade actual da Europa de promover a competitividade e o crescimento. A deputada europeia acrescentou que o esforço que tem sido feito para garantir os instrumentos financeiros e de financiamento necessários para atingir esse objectivo.
A concluir, Maria da Graça Carvalho defendeu ser necessário garantir um programa de financiamento bem estruturado e de simples acesso; garantir mecanismos de financiamento eficazes e apropriados ao tipo de projectos a desenvolver; garantir Excelência e a Stairway to Excellence em todo o Horizonte 2020 e garantir que existam sinergias e complementaridades com os Fundos Estruturais.
O objectivo do evento, o qual decorreu na Fundação Champalimaud, foi discutir as oportunidades futuras no que diz respeito à investigação, à transferência de tecnologia e à inovação na agricultura, na agro-indústria e no sector alimentar.