A Deputada do PSD, Maria da Graça Carvalho, que integra a Comissão dos Orçamentos, a Comissão Especial sobre os recursos orçamentais da UE, bem como a Comissão da Indústria, Investigação e Energia do Parlamento Europeu (PE) foi confirmada pelo Grupo do Partido Popular Europeu, o maior grupo político do PE, como Relatora do PPE na Comissão dos orçamentos para a concessão de apoio financeiro a projectos no domínio da energia para o relançamento da economia
Este Relatório trata-se de um novo e inovador fundo financeiro cujo objectivo é financiar a eficiência energética e as energias renováveis em meios urbanos. Este fundo é concebido para ser utilizado exclusivamente por autoridades municipais, locais e regionais.
O apoio financeiro em debate é muito importante por se tratar de margens não utilizadas que normalmente voltam para os países e geram efeitos locais por criarem empregos localmente de uma forma intensiva.
Este relatório está relacionado com o Pacto dos Autarcas, um projecto europeu que Maria da Graça Carvalho acompanha e que visa tornar as cidades europeias mais ambiciosas que a Estratégia 20-20-20 no combate as alterações climáticas, integrando mais de 1400 cidades, 20 delas portuguesas, em 36 países.
Segundo Maria da Graça Carvalho "este assunto é prioritário no mundo actual, uma vez que na UE 80% da população vive nas áreas urbanas e as cidades são responsáveis por 75% das emissões de CO2 e consomem mais de 75% dos recursos naturais " .
Para a deputada europeia "A concentração dos recursos nas cidades pode ser útil na luta contra as alterações climáticas: Uma produção de energia descentralizada, a integração das energias renováveis no ambiente urbano, a utilização das tecnologias de informação e de comunicação para os sistemas de energia e veículos limpos são exemplos de tecnologias inovadoras para as cidades".