A deputada europeia do PSD, Maria da Graça Carvalho participou este fim-de-semana no Conselho Nacional da Juventude Social Democrata (JSD), o principal órgão entre Congressos, que reuniu desta vez em Portalegre.
Pela primeira vez foi convidado um não militante da JSD para participar num Conselho Nacional. Esta oportunidade surgiu pelo reconhecimento do trabalho da deputada do PSD enquanto Ministra do Ensino Superior e como eurodeputada do PSD em defesa da juventude portuguesa e da JSD.
No seu discurso, a deputada Graça Carvalho falou da situação do país e do Governo e dos desafios que se colocam quer ao PSD, quer a Portugal.
Segundo Graça Carvalho, "o governo continuará a insistir em políticas erradas em sectores fundamentais para o futuro de Portugal, e para o futuro dos jovens, tais como:
De seguida Graça Carvalho falou da sua Missão no Parlamento Europeu, onde integra a Comissão Indústria, Investigação e Energia e na Comissão dos Orçamentos, por onde passam todas as políticas comunitárias. A eurodeputada assumiu como suas prioridades a defesa do interesse dos jovens, a luta contra as alterações climáticas, a defesa do interior e das regiões menos desenvolvidas, a transformação industrial baseada na inovação e a ajuda aos países mais pobres, nomeadamente africanos.
De seguida Graça Carvalho apresentou a estratégia do Grupo Europeu do Partido Social Democrata (GEPSD) para tentar aproximar os mais jovens das instituições europeias, onde cada deputado deverá desenvolver uma política de proximidade com cada região do país. Nesta distribuição Graça Carvalho, é responsável pelos distritos de Portalegre, Évora, Beja e Faro.
Recordado o papel da JSD nos últimos anos, Graça Carvalho lembrou que pôde "observar de perto a forma como a JSD se empenhou em levar aos portugueses a sua mensagem e o seu projecto para uma Europa mais eficaz na defesa dos direitos da Juventude Europeia e, consequentemente, dos Jovens Portugueses, ao longo da Campanha para as Eleições Europeias."
"Pude observar uma JSD que tudo fez para envolver e motivar os jovens para a temática Europeia, mobilizando-os para um momento tão importante do nosso futuro colectivo."
Graça Carvalho anunciou ainda que é "responsável pela ligação entre a JSD e o Grupo do PSD na Europa", referindo-se também à recente vitória do PSD e da JSD no Parlamento Europeu - a aprovação do Programa ERASMUS 1ºEmprego que resultou de uma proposta também apresentada pela Deputada "que é a prova de que somos não só consequentes com aquilo que prometemos".
"A aprovação do ERASMUS 1ºEmprego foi uma grande vitória, mas só possível pelo trabalho conjunto de uma JSD e de um PSD atentos aos problemas e aos desafios que são colocados aos Jovens Europeus e à Juventude Portuguesa."
Graça Carvalho também partilhou algumas das causas comuns que tem com a JSD, tais como:
Por último, a deputada do PSD propôs ao Conselho Nacional da JSD que lhe desse "a honra de ser a Guardiã das Vossas Causas no Parlamento Europeu" assumindo o compromisso de, "tal como aconteceu para o ERASMUS 1º Emprego, tudo fazer na defesa destas e de outras causas que a JSD defendeu e defende."