A Deputada europeia do PSD, Maria da Graça Carvalho, inaugura juntamente com a Comissária Neeli Kroes, a exposição "Science beyond Fiction: Future Emerging Technologies", hoje às 17h30 na Galerie Nord do Parlamento Europeu, em Estrasburgo.
A exposição "Science beyond Fiction", organizada pela Comissão Europeia e a decorrer entre hoje e amanhã, pretende mostrar como a investigação científica em Tecnologias Futuras e Emergentes (FET) no domínio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) podem melhorar a nossa vida no futuro.
Na cerimónia de abertura usarão da palavra o Presidente do Parlamento Europeu, Jerzy Buzek e o Presidente da Comissão ITRE, Herbert Reul, os quais darão as boas-vindas aos participantes em nome do Parlamento Europeu. A Vice-presidente da Comissão Europeia e Comissária para a Agenda Digital, Neelie Kroes, fará o discurso de abertura. Por último, o Professor Paolo Dario apresentará o ponto de vista dos cientistas sobre as Tecnologias Futuras e Emergentes.
A deputada portuguesa Maria da Graça Carvalho afirma que "constitui uma honra para mim ter sido convidada para ser anfitriã desta exposição devido à importância do papel da inovação e da investigação no mundo de hoje. Esta exposição confere um exemplo perfeito das inúmeras melhorias na qualidade de vida que as tecnologias de ponta podem proporcionar num futuro próximo".
A Comissária Neelie Kroes declara que "as Tecnologias Futuras e Emergentes são uma incubadora de ideias inovadoras que proporcionarão aos Europeus prosperidade e bem-estar no futuro. Os resultados conseguidos através das Tecnologias Futuras e Emergentes - como o desenvolvimento de uma mão humana artificial controlada pelo cérebro - transformaram a ficção científica em realidade. A ciência e as TIC ajudam-nos a atingir os nossos desafios sociais e económicos. Por isso, desafio as instituições europeias e os Estados-Membros a investir mais em investigação científica fundamental para nos ajudar a alcançar as nossas ambições a médio e longo prazo."
A exposição "Science Beyond Fiction", financiada pelo 7º Programa-Quadro de Investigação da Comissão Europeia, visa apresentar o enorme potencial das novas tecnologias de ponta. A exposição mostra ainda o papel essencial da investigação científica em tecnologias futuras e emergentes para uma melhor compreensão e gestão de risco da sociedade global, como as epidemias ou mudanças climáticas.